Publicidade gratuita no prós e contras do canal 1, inscrições abertas
Cada vez mais me convenço que alguns profissionais da comunicação social, ou são parvos, ou fazem-se!
O programa prós e contras de ontem, representou o mais descarado instrumento de publicidade, daquela cadeia de lojas que à pouco tempo transferiu a sua cede para a Holanda, e que no dia um de Maio, decidiu dar um desconto de 50 % aos seus clientes que fizessem compras de valor igual ou superior a 100 euros. Publicidade essa completamente de borla e a convite.
Não tenho nada contra essa cadeia de lojas, antes pelo contrário! Até simpatizo imenso com muitas coisas que eles fazem.
Mas se eu tivesse responsabilidade na gestão do grupo, esfregava as mãos de contente, e não me fazia de rogado em ir a este tipo de programas, aproveitar a onda, e falar abertamente da minha empresa, dizendo tudo o que me vem à cabeça e que obviamente vai favorecer a imagem do grupo junto da opinião pública.
A primeira coisa que o director geral da cadeia de lojas em causa disse, foi que eles fazem descontos directos, não são como outras lojas que apenas concedem descontos em cartões, através de cupões e afins.
Bingo. Pingo doce 1 continente 0! Só que o Continente, que no dia um de Maio não fez a promoção dos 50 %, não foram chamados ao debate. Logo, perderam por falta de comparência.
Inclusive, vários convidados que segundo a responsável máxima por este momento de publicidade são pessoas qualificadas e inteligentes, foram autênticos propagandistas do Pingo doce.
A maior parte dos intervenientes, quando falavam pela primeira vez no programa, diziam se aproveitaram ou não a promoção do dia 1 de Maio.
Já parecia uma entrevista de Baptista Bastos a perguntar, a onde estava no 25 de Abril? Entretanto, o director geral do grupo, com um tempo de antena verdadeiramente extraordinário, falou, falou, falou, nunca mais se calava! E a senhora jornalista que não FOI MAIS DO QUE um pé de microfone e tripé de câmara de vídeo para que o Pingo Doce fizesse a sua publicidade, ficava impávida e serena a assistir a esta verdadeira campanha publicitária.
Para compor o ramalhete, ainda surgiu uma senhora representante dos consumidores que agradeceu de viva voz ao Pingo Doce por esta iniciativa. Tratou-se da mentora da página tralhas, que de facto foi divertida, mas que deu tralhas de propaganda ao grupo de Jerónimo Martins. Se eles forem justos, deviam pagar qualquer coisinha ao tralhas, porque o Pingo Doce ganhou uns trocos com essa metralha de paleio sobre a cadeia de lojas.
Foi, só vos digo verdadeiramente vergonhoso. Nunca vi tal coisa. Esta operação do Pingo Doce compensou e de que maneira! Só por este tempo de antena, que a televisão pública concede gratuitamente, e ainda por cima a convite, é algo que não tem preço.
E infelizmente, continua-se a envergonhar o serviço público.
Não sei como é que se afirma que um dos enfoques do debate são os vales de desconto, se a cadeia de lojas convidada não usa esse instrumento.
Para mim, tanto me faz que seja pingo doce, continente, lidle etc. Não tenho nada que ver com nenhuma cadeia de lojas.
Acho é que devemos ser sérios. Se a ideia era discutir os descontos e as promoções, é ridículo que o único grupo de lojas convidado tenha sido o Jerónimo Martins. E Fico indignado como é que uma operação tão perversa como foi esta, tenha tido tanta publicidade encapotada e camuflada, tudo isto com a cobertura e o apadrinhamento do serviço público de televisão.
Então eles não percebem que com programas destes como o prós e contras só estão a dar visibilidade à cadeia de lojas, reforçando a sua posição e legitimando estas campanhas?
Não percebem que o que o Pingo Doce quer é que toda a gente fale neles? Não vos passa pela cabeça que ao convidarem o director geral do grupo, este muito bem porque só não aproveita quem é parvo, vai falar dos aspectos positivos da campanha, e vai valorizar a marca junto da opinião pública, desvalorizando a perversidade subjacente na promoção?
Se estivéssemos a falar de um crime, claramente que ele compensava. Só para ter um programa de 3 horas à segunda Feira à noite, numa tv em sinal aberto, onde se pode fazer a propaganda que se quiser, vale bem apena.
Os grupos concorrentes já sabem, que para serem falados, para porem o prós e contras a discutirem as vossas iniciativas, têm de fazer algo de espectacular. Pode não ser ético, pode ser indigno para a pessoa humana, pode ser tudo e mais alguma coisa. Se for sensacionalista, e de preferência meter confusão, polícia, desacatos, murros, socos ou até melhor que tudo sangue, o prós e contras dá-vos tempo de antena suficiente para vocês poderem dizer tudo o que quiserem sobre a vossa empresa.
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