quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Entrevista a José Teixeira, presidente executivo do grupo Domingos da Silva Teixeira.

A DST, é um grupo sedeado em Braga, e que começou por ser uma empresa da construção civil, e que hoje abarca várias vertentes como por exemplo: as energias renováveis, as telecomunicações, o ambiente, etc.
O fundador Domingos da Silva Teixeira, é um histórico de Braga, e faleceu à relativamente pouco tempo.
Dos 5 filhos que ele teve, 4 estão no grupo, e José Gonçalves Teixeira, é o seu presidente.
Aquilo que mais me fascinou nesta entrevista foi a elevadíssima sensibilidade cultural e artística do Engenheiro José Teixeira. Confesso que nunca tinha ouvido uma entrevista deste senhor, e quando se fala dos empreiteiros com um ar jocoso, e muitas vezes eles bem que fazem por isso, tenho de dizer que foi com muita satisfação que ouvi esta entrevista, que é uma grande lição de como se gerem homens, motivados por um espírito onde predomina a arte, a cultura, a literacia, a filosofia, em suma as humanidades.
José Teixeira disse aquilo que todos já sabíamos, mas de uma forma tão autêntica, tão convicta, que me fascinou e me motivou a partilhar convosco esta entrevista concedida ao programa Campus Verbal, da Rádio universitária do Minho.
É curioso que hoje quando dizemos que nunca os trabalhadores estiveram tão bem preparados tecnicamente, também não deixa de ser verdade que muitas vezes se comete o erro crasso de descorar a componente artística, literária, filosófica, e isso é um erro tão crasso, que faz com que criemos bons técnicos, mas a vertente humanista fica posta de lado, e em último recurso podemos estar a criar máquinas, que até se podem vir a transformar em monstros selvagens, que sabem fazer, mas não sabem ser.
Para vos aguçar o apetite, queria dizer-vos que a DST é atribui vários prémios de âmbito cultural, e que patrocina iniciativas muito relevantes, como por exemplo, a de oferecer livros a todos os alunos de 3 agrupamentos de escolas, como prenda de aniversário.
Esta oferta inicia-se no primeiro ano, e estende-se até ao décimo segundo ano de escolaridade. Fantástico, não é?
No próprio grupo, todos os colaboradores são incentivados a lerem um livro por mês, a escreverem uma breve opinião sobre o livro, e partilharem-na.
A DST também comprou camarotes no tehatro circo em Braga, e todos os funcionários de quando em vez são quase que obrigados a irem lá assistir a uma peça de teatro, um filme, um espectáculo musical etc.
Não admira por isso que a DST seja considerada a segunda melhor empresa para trabalhar neste país à beira mar plantado.
Acho que todos deviam ouvir esta entrevista, porque ela mostra-nos que as relações humanas estão acima de tudo, e que antes de se ter um trabalhador, temos de ter um homem e uma mulher.
Gostei mesmo muito da entrevista, e fiquei muito sensibilizado pela forma como trabalha a DST, que a partir de agora me merece todo o respeito e admiração.
Fica aqui o link directo para a entrevista.
http://podcast.rum.pt/uploads/Campus_Verbal/CAMPUSVERBAL-JOSETEIXEIRA-DST-2011-10-09.mp3

2 comentários:

Anónimo disse...

Grade FP DST = Doenca Sexualmente Transmisivel

Anónimo disse...

Foste bem enganado por esse carneiro do Teixeira; é verdade que ele "obriga" a muita coisa, mas não disse tudo! Os colaboradores são verdadeiramente explorados!!