sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Transferência de Falcão do Porto para o Atlético de Madrid.

Esta transferência de Falcão do Porto para o Atlético de Madrid deve dar que pensar, porque se a maior parte dos jogadores que saem dos chamados três grandes, vão para clubes de top do Futebol Europeu, não é o caso presente de Falcão.
Este avançado foi na época passada o melhor marcador das competições europeias, e também ganhou o prémio de melhor marcador do campeonato português.
Aliás, Falcão bateu inclusive um record de golos numa época marcando 18 golos em 16 jogos, o que é a todos os níveis notável.
Se a esta fantástica performance de Falcão, juntarmos o facto de o Porto estar na liga dos campeões, ser um cabeça de série, ter já uma projecção muito interessante a nível europeu, é inacreditável como é que o jogador troca uma presença na maior prova do futebol mundial, por uma equipa de segunda linha do campeonato Espanhol.
É bom lembrar que o Atlético de Madrid não é de todo uma equipa de topo de Espanha, e que na época passada até ficou bastante mal classificada.
Todos sabemos que os números envolvidos são muito tentadores, e contra isso, os madrilenos batem qualquer equipa portuguesa aos pontos. Mas em bom rigor, esta transferência tem apenas a vantagem financeira, porque sob o ponto de vista desportivo, creio que todos perderam. Perde o Falcão que vai para uma equipa de menor dimensão, não vai jogar na liga dos campeões, não vai lutar pela conquista da liga espanhola, coisa que, caso tivesse ficado no Porto, poderia disputar o campeonato português, e naturalmente a liga dos campeões.
Perde também o porto, porque já há muitos anos não tinha um avançado com esta performance. A seguir a Jardel, falcão foi o jogador que obteve maiores índices de eficácia e concretização. Por muito bem que os responsáveis da equipa trabalhem, e por muitas alternativas que consigam encontrar, não é fácil aparecer alguém que seja capaz de fazer esquecer o falcão.
Admito que o jogador possa ter a expectativa de fazer do Atlético de Madrid um trampolim para aspirar a voos mais altos. Creio no entanto que através do Porto ele teria bastante mais chances, e talvez bastasse esperar pacientemente mais uma época, e estaríamos a falar duma transferência normal, isto é, da saída de um jogador do futebol português para uma grande equipa da Europa, com mais poder de compra.
Depois de se ter falado no chelcia de Vilas Boas, fiquei perplexo com este súbito interesse do jogador em ir para o Atlético de Madrid. Estou seriamente convicto que foi uma má aposta, que o vai prejudicar muito no futuro próximo! Haver vamos.

Sem comentários: