quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Milagre no Chile

Este dia 13 de Outubro é provavelmente um dos dias mais felizes do ano.
Aconteceu um milagre humano. Eles existem. Aqueles milagres que podem ser operados por todos nós.
Não pensem que por estarmos a falar do 13 de Outubro, se trata de mais um milagre da nossa senhora de Fátima, ou de qualquer outra que se tenha reproduzido e perpetuado por qualquer capelinha, criada pelos homens é claro!
Esses milagres são fantasias criadas pela nossa mente.
Nem sequer estou a falar de algum milagre operado por são José. Isto apesar de ele ter acontecido numa mina com o seu nome, no longínquo Chile.
O nome da mina é o que menos importa. Aliás se não fossem todos os homens e mulheres envolvidos nesta operação de resgate verdadeiramente espectacular e comovente, bem que os 33 mineiros podiam rezar incessantemente que nunca mais sairiam dali para fora.
Acompanhei com grande emoção todos estes incidentes.
Os resultados foram perfeitos. É um caso em que a tecnologia esteve ao serviço do homem, e curiosamente ajudou os mais pobres. Não nos esqueçamos que quem ficou retido na mina não foram os administradores da empresa!
Tivemos enormíssimas lições de humanidade. Cada um dos 33 mineiros sentiram mais do que nunca o quan valiosa é a vida. De uma hora para a outra, passaram a lutar pela sobrevivência, depositando esperanças no desconhecido, à espera que finalmente conseguissem um contacto com o exterior, e tanto tempo que demorou, foram 17 dias!
com dois por cento de possibilidade de sucesso no resgate, a operação foi tão bem sucedida que ao invés de resgatarem os mineiros por altura do natal, conseguiram trazê-los à superfície dois meses antes.
Agora, eles são uns autênticos heróis, e merecem sem dúvida. A história de cada um merece ser contada, porque a forma como eles conseguiram sobreviver, especialmente nos primeiros dias em que não tiveram contacto com o exterior foi absolutamente fantástica. Quando dispunham de comida apenas para dois dias, conseguirem estendê-la durante mais do que duas semanas, trata-se de uma proeza absolutamente inigualável.
Grande acontecimento. Assim vale a pena acreditar na humanidade.
Parabéns a todos os que tiveram envolvidos nesta complexa mas ao mesmo tempo fantástica operação de resgate.

Sem comentários: