sexta-feira, 28 de junho de 2019

Pequena reflexão sobre o combate à corrupção

Uma das prioridades mais prementes da nossa sociedade é o combate à corrupção. Descansem, não tenho nenhuma solução mágica!

Mas acredito que da nossa parte é preciso mais exigência e uma postura menos politicamente correcta.

Muitas vezes caímos no engodo e discutimos coisas só para boi dormir, enquanto muitos desses tipos que se habituaram a roubar e a andar constantemente em esquemas para viverem à boa vida, lá se vão desenvencilhando e com isso levam a água ao seu moinho.

Ficam nas bocas do mundo, levam socos de todo o lado e vão ao tapete, mas depois de passar a maré, voltam a entrar novamente na praça onde predominam os jogos de poder e o tráfico de influências.

E a sensação que fica é que depois da tempestade eles safam-se sempre, enquanto nós andamos aqui a discutir feitos bobinhos!

E isto entronca na outra medida que eu acho fundamental. É preciso mesmo prender essa gente.

A pior coisa que podem fazer a um tipo que rouba para ser rico e para viver uma vida cheia de mordomias é privarem-no da liberdade.

E não me venham com esse chapéu dos direitos liberdades e garantias, que neste caso deve ser visto como um inaceitável privilégio.
Porque se eu, e a grande parte do comum dos cidadãos não temos dinheiro para andar anos a fio com recursos e manobras processuais para protelar julgamentos,
então, dentro deste mais elementar e justo princípio de igualdade, deve nivelar-se o acesso à justiça pela bitola da maioria, e nunca da minoria privilegiada.

Sem comentários: