sábado, 16 de junho de 2012

Cristiano Ronaldo merece ser melhor tratado pelos portugueses

Na altura em que escrevo este texto, estamos a sensivelmente 21 horas de começar a última jornada do grupo B do Europeu 2012, e consequentemente o Portugal Holanda.
Devo reconhecer que a forma como uma parte da opinião pública tem falado e tratado o Cristiano Ronaldo me está a incomodar. Esta tendência para colocar nos píncaros da lua, e para no momento a seguir atirar para a foça, é algo que eu abomino terminantemente, e creio que é também uma das causas para que o português seja visto além fronteiras como apático, sem capacidade de luta, resistente à mudança e sem espírito empreendedor. Curiosamente, muitos dos que emigram acabam por ser bem sucedidos. Mas penso que isso tem uma justificação lógica. É que só o simples facto de emigrar, traz agregado um certo espírito aventureiro, que depois vai ser útil lá fora. Porque na prática o português médio é competente, sabe trabalhar, é bom no que faz. A questão é que ainda não nos conseguimos libertar de uma certa apatia, e por vezes até mesquinhice na forma como abordamos os problemas.
E esta questão que envolve o Ronaldo tem o seu quê de mesquinha, na medida em que se critica o jogador por ainda não ter marcado golos no europeu, mas esquecemo-nos que ele é um dos melhores jogadores do mundo.
Para muitos até é o melhor. Mas vamos aceitar como razoável a possibilidade de ele ser um dos melhores, seguramente está nos primeiros 3.
Não há muitas áreas em que Portugal tenha alguém nos 3 melhores do mundo. E só por isto já deveríamos ter respeito pelo Ronaldo.
Por outro lado, creio que um falhanço do cr7, tem de ser analisado com o mesmo grau de exigência que um outro avançado, ou até um outro defesa que perca uma bola em zona perigosa.
Mas infelizmente, o que vimos é que os falhanços do Ronaldo são altamente maximizados em relação aos dos seus colegas. E isso é tremendamente injusto, deve ser denunciado, e devemos aceitar o Ronaldo como mais um jogador, e não estar à espera que ele resolva tudo sozinho.
E se ele é um dos melhores do mundo, é um orgulho para a nossa selecção ter nas suas fileiras um jogador com esta craveira. É verdade que nestes dois jogos ele não esteve muito bem, sobre tudo neste último contra a Dina Marca.
Mas um jogador com a classe e a qualidade do Ronaldo pode surgir a qualquer momento, e aí esses que muitas vezes de uma forma maldosa põem em causa a sua qualidade, terão e meter a viola ao saco.
E quem sabe se já no próximo jogo Ronaldo começa a abrir o livro?
Qualidade não lhe falta! Só precisa é de ter confiança, motivação e inspiração. E bem que a opinião pública podia ser mais justa e mais carinhosa para com ele. Não é. Paciência! Pode ser que ele já amanhã consiga calar uma certa maledicência.
De facto não consigo mesmo viver com esta prática de enterrar os nossos heróis. Ronaldo parece que só em Espanha é que é reconhecido.

Sem comentários: