A TDT à Portuguesa.
A televisão digital terrestre está aí em força, com bastante confusão à mistura, não estivéssemos a falar de Portugal!
A forma como tem sido feita esta transição, tem posto a nu o pior que temos no nosso país, que é o compadrio, os lobys, e interesses instalados, o benefício dos grandes grupos económicos e tudo junto leva a que a população mais uma vez esteja a ser prejudicada sem sequer ter a noção do que está a acontecer.
E o grande problema é mesmo este! É que temos ouvido imensas críticas da população, mas pouca gente até hoje ousou pôr o dedo na ferida, e denunciar o enorme escândalo que envolve esta TDT à Portuguesa.
E qual é este escândalo?
Não é o preço dos receptores, nem os alegados lucros dos fabricantes dos ditos. Eu sei que muitos portugueses vão ter uma despesa significativa para migrarem do analógico para o digital. Ou porque ganham pouco, e o dinheiro que pagam faz-lhes imensa falta, ou porque na zona onde vivem a única alternativa é comprar um receptor via satélite, que são bastante mais caros do que os outros receptores.
Mas o escândalo não é este. Já sabemos que uma transformação destas acarreta custos, que não podem ser suportados integralmente pelas entidades oficiais.
O escândalo principal de toda esta questão, é a promiscuidade entre o estado e a Pt, com a Anacom a servir de velinha, de meninos das alianças, de padrinho, é um três em um, para testemunhar este casamento que infelizmente retira a grande mais valia da televisão digital terrestre que são os canais temáticos.
Nos outros países da união europeia, a oferta de canais aumentou significativamente com a entrada da tdt.
Em Portugal não! Se actualmente temos quatro canais a emitir em sinal aberto, com a televisão digital, vamos ter os mesmos quatro canais.
E o que todos temos de perceber é que isto não tinha de ser necessariamente assim.
Com a tdt, aqueles canais que são emitidos no cabo, como por exemplo: a Sic Notícias, a sic Radical, a Rtp informação, a Rtp memória, a TVI 24 etc., podiam ser recebidos por todos os portugueses, de uma forma completamente gratuita.
Da mesma forma que eles são emitidos agora no cabo, e só quem tem televisão paga é que os pode ver, bastava que o governo autorizasse os donos desses canais, que nos exemplos que dei acima seriam a Rtp, a sic e a TVi, a usarem a rede normal de televisão digital terrestre. Isso não tinha qualquer custo nem para o estado, nem para os donos dos canais, antes pelo contrário! Só tinham a ganhar porque assim toda a gente podia ter à sua disposição canais temáticos, e esses canais eram vistos por muito mais gente.
E porque é que o estado não autorizou isso?
Por uma questão muito simples. É que infelizmente quem manda neste país são os grupos económicos, e nem a Meo nem a Zon tvcabo estavam interessadas em deixar que os canais passassem para a tdt. É que assim quem quiser ver televisão com qualidade tem de pagar, ou à zon ou à meo. Quem não quiser pagar, limita-se a ficar com os 4 canais dos gordos, da casa dos segredos e afins.
É país que temos, enquanto o poder político ceder aos lobys do poder económico, lamento dizer mas não temos futuro. Não adianta trocar primeiros ministros arrogantes por primeiros ministros aparentemente simpáticos, se todos eles enfermam do mesmo problema de base, não conseguem emancipar-se em relação ao poder económico, e enquanto for assim estamos condenados a pagar o que não devíamos pagar, só para alimentar o porco. E aqui entenda-se, o porco são os sangue sugas neste caso da Pt que nos obrigam a pagar balúrdios para termos uma televisão com alguma qualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário