Salvador é portista? Bracarense? Português? Ou Holandês?
Pode dizer-se que há uma grande probabilidade de a boca de António Salvador quase ter fugido para a verdade!
Na viagem para a Ucrânia, para o jogo da passada Quinta Feira contra o Dínamo de kiev, Salvador referiu que para o Braga tanto faz jogar a meia final contra o Benfica de Portugal, ou contra o PSV da Holanda.
Se calhar o leitor ainda não deu pela marosca.
Eu explico.
Perguntaram ao Presidente do Braga com quem é que ele queria jogar na meia final da liga Europa, caso conseguissem afastar o Dínamo de Kiev.
Tendo em conta que o Braga vai jogar ou contra o Benfica, ou contra o PSV, seria expectável que ele dissesse peremptoriamente que gostava de jogar contra o Benfica.
Para o futebol português até seria excelente, porque neste caso sabíamos que pelo menos uma equipa portuguesa ia estar na final.
Mas António Salvador respondeu que tanto faz, para o Braga é absolutamente indiferente, venha quem vier!
Podemos fazer várias conjecturas à cerca desta aparente indiferença.
Ou António Salvador está a defender os interesses dos proprietários de bares e cafés, porque de facto a vinda dos Holandeses seria muito mais proveitosa, sobre tudo para a transição da cerveja e afins. Ou então, também pode dar-se o caso de ele querer jogar na Holanda, pelo simples facto de uma viagem de avião para eindhoven , ser mais rápida do que uma viagem de autocarro para Lisboa.
Há ainda uma terceira possibilidade. No caso de a meia final ser contra o Benfica, O Presidente do Braga pode ter medo que no estádio ajam mais adeptos do Benfica do que propriamente do Braga, coisa que contra os Holandeses isso não acontece, a não ser que os benfiquistas se sintam ofendidos com esta declaração e queiram ser simpáticos com o PSV, ajudando-os a vencer a equipa que tem um presidente, que nem faz questão nenhuma de ver os outros clubes portugueses irem longe nas competições europeias.
Como tudo indica que António Salvador se vá ter de encontrar com a relesada do Benfica, sugiro duas coisas.
A primeira é que o jogo da segunda mão seja em Braga, para que o Benfica possa vir aqui festejar a passagem à final da liga Europa, e possamos então esgotar o stoque de cerveja, como iriam fazer os holandeses.
A diferença é que eles esgotam antes, nós vamos esgotar depois com os festejos! Mas para os comerciantes a coisa é indiferente.
A segunda sugestão que eu deixo é que o Braga faça a viagem para Lisboa de Avião, para que o Senhor Presidente do Braga não sinta assim tanta diferença no tempo da viagem, ganhando até mais uma horita, em relação à viagem para a Holanda.
Já agora se eu fosse o Benfiquista mesquinho e retaliador, ou seja, se estivesse ao nível de um certo presidente de uma instituição desportiva de Braga, que é uma grande cidade que não merece estes indignos representantes, diria que me estava a apetecer festejar a passagem à final na companhia dos meus amigos ucranianos, e de toda a vastíssima comunidade que reside em Portugal. Mas apesar de esses tais empreiteiros da bola merecerem que eu dissesse isso, não o digo, e defendo inclusivamente que esta é uma oportunidade dourada para que se realize uma jornada histórica para o Futebol Português.
E por favor deixemo-nos de complexos! Já foram de bela Liverpool, o Psg , o CSK, em fim, equipas de nomeada. Termos a possibilidade de ter três equipas portuguesas numa meia final da segunda prova europeia de maior prestígio, é absolutamente extraordinário.
E Por favor caro António Salvador, tenha vergonha! Deixe de fazer do Braga uma equipa pequena, uma equipa satélite do Porto.
Já chega! Não defendo que o Braga se venda ao Benfica, nem ao Porto. O Braga neste momento é o quarto maior clube português da actualidade, e não precisa de ser satélite de alguém.
Recordo, para finalizar, dois factos.
Nem quando o Braga tinha uma afinidade evidente com o Benfica, a promiscuidade foi tão descarada como acontece agora com o Porto. E na altura o Braga não estava tão forte como está agora.
O outro facto que quero trazer à coacção é que a história diz-nos que as equipas que se assumiram como digamos assim os quartos grandes nunca se venderam a nenhum dos históricos três grandes. Infelizmente o Braga está a fazer o papel de bobo da corte como se precisasse disso para alguma coisa.
Deixo só uma pergunta.
Afinal António Salvador é portista? Ou Bracarense?
É pena que o bom trabalho que tem sido feito pela actual direcção do Braga e pela administração da Sad, seja manchado por este comportamento de autêntica subserviência aos interesses do Porto, e pior ainda, hostilizando e retaliando todos os adversários, excepto naturalmente o Porto.
Como alguém dizia, o Braga é uma equipa que recebe bem, mas não recebe os adversários com bandas de música e ranchos folclóricos. Eu estou de acordo com isso, o Braga como disse é grande e não deve receber ninguém com esses adereços, nem bajular quem quer que seja. Mas por uma questão de coerência, à que dizer que relativamente ao Porto, o Braga os tem recebido com Bandas de música, ranchos folclóricos, gigantones, fanfarras, zés Pereiras, só falta mesmo trazerem um busto de São João ou de São Geraldo quando o Porto vier jogar a Braga.
Concordo que anteriormente, o Braga estava demasiado conotado com o Benfica, e que isso prejudicava de certa forma o Braga, porque dava a sensação que a grande parte dos adeptos tinham o Benfica como clube principal, e o braguinha como equipa secundária.
Isso de facto é péssimo, e foi bom que Salvador e seus pares tivessem de certa forma distanciado, e fazer passar a ideia que o Braga é uma equipa como as outras, e que da mesma forma como em Guimarães se vive efectivamente muito apaixonada e entusiasticamente a equipa da terra, o mesmo se pode passar aqui em Braga.
Mas o pecado foi que, distanciaram-se do Benfica e aproximaram-se do Porto. De tal forma que pelas bandas do estádio Axa se festeja quase com a mesma alegria as vitórias do Porto, como se festejam as vitórias do Sporting de Braga.
Separar-se duns para se ir juntar a outros, não é nada! É claramente oportunismo, e aproveitar as instituições para cederem aos caprichos dos gostos clubistas dos responsáveis.
Por isso, infelizmente a pergunta que faço no título deste artigo, é pertinente.
Eu apoio o trabalho que tem sido feito, repudiu vimentemente é este constante exacerbar do portismo que os responsáveis do Braga fazem, com a declaração mais escandalosa que eu ouvi nesta semana, do presidente do Braga dizendo que para ele é igual jogar a meia final contra o Benfica ou contra o PSV!
Que ridículo.
1 comentário:
Não sei se Sabes mas o António Salvador é Portista assumido.
Enviar um comentário