terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval 2011 foi em Este São Mamede, Braga.

No dia de hoje, um pouco por toda a parte, aconteceram os tradicionais desfiles carnavalescos.
Não sendo eu um grande apaixonado pelo carnaval, não regateio aplausos a uma boa sátira, a um bom pedaço de humor, bem construído, inteligente, criativo, e que seja capaz, primeiro de não ofender a dignidade, a honra e a honorabilidade de quem quer que seja, mas que possa oferecer a quem assiste, uma dose de boa disposição.
E quando conseguimos juntar ao divertimento algo de pedagógico e construtivo, então aí sim eu aplaudo com todo o entusiasmo.
Também não gosto nada da forma abrasileirada de muitos corsos carnavalescos que se realizam em Portugal.
Não tenho nada contra o samba, reconheço naturalmente que os nossos irmãos brasileiros têm de facto o melhor carnaval do mundo, mas Brasil é Brasil, e Portugal é Portugal, e cada um à sua maneira pode festejar isso, respeitando a sua cultura, os seus costumes e tradições.
Já sei que um carnaval português que não inclua o samba, pode correr o risco de ser considerado antiquado e pouco atractivo. Mas no meu ponto de vista, esta ambição da modernidade acabou por estragar tudo, e pelo menos a mim retirou-me uma grande parte do interesse que eu tenho por esta quadra, interesse que aliás, digo em abono da verdade, já não era muito!
Mas os caminhos do carnaval 2011, levaram-me até à freguesia de Este são Mamede.
À vários anos a esta parte que o carnaval por aqui acontece, e que os habitantes da freguesia se juntam para, cada um à sua maneira, organizar os seus carros alegóricos ou participar a título individual, dando uma cor e um brilho muito engraçado ao Carnaval.
Escusado será dizer que por estes lados nada de samba, brinca-se com tudo, mas sempre dentro do mais salutar respeito e da sã convivência.
Em cada ano que passa, o número de participações aumenta, já é aliás uma tradição em Este são Mamede, que convém de todo não perder.
A própria junta de freguesia, que é quem organiza este evento, faz um grande esforço financeiro e logístico para incentivar as pessoas a participarem, estimulando assim a sua criatividade.
O carnaval de Este São Mamede, já será o maior desfile carnavalesco do distrito de Braga. O que deve ser um motivo de orgulho para estas gentes, quanto mais que não importam nada de fora! A festa sai toda do empenho, do suor, e da criatividade dos habitantes de Este São Mamede.
A parte mais polémica da festa é obviamente a entrega de prémios.
Todos sabemos que ao participar, todos estão a ganhar. Todos são na realidade vencedores. Mas também não deixa de ser verdade que uns são mais vencedores do que outros! E quem participa tem sempre a secreta esperança de obter uma boa classificação, e assim ver reconhecido o seu trabalho.
Temos ainda a agravante neste caso, de todos se conhecerem, e de haver uma disputa salutar obviamente, o que também tenho de o dizer só ajuda o desfile, porque um desfile sem uma salutar competição perdia muito da sua graça.
No entanto, o júri, que tem uma tarefa muito difícil, lá tem de decidir, e aquilo que eu desejo, é que aqueles que não ganharam possam estar motivados para no próximo ano tentarem ser ainda um pouco mais criativos, e aqueles que ganharam alguma coisa, tenham também a mesma atitude, porque só assim a competição fica assegurada.
Espero que não se entre numa de rotatividade. Ou seja, dar num ano prémios a uns, e no outro ano distribuir pelos que não ganharam no ano anterior. Isso seria terrível porque a festa perdia muito do interesse, visto que os vencedores seriam distinguidos digamos assim por conveniência.
Tivemos então dois tipos de distinções. As em nome individual, e os prémios de grupo.
A título individual, foram oferecidos 10 prémios, desde um GPS, que foi o primeiro prémio, Até a um telemóvel, um ferro de engomar, um aquecedor, uma máquina fotográfica digital etc.
A lista de vencedores foi a seguinte:
1º prémio. Bin Laden Man. Este amigo já tinha vencido no ano passado com a agência fonerária Fardeta! Como não há uma sem duas, eis que vence novamente. Muitos parabéns ao Manel.
2º Prémio. Emprego Alternativo – o Carro do leite.
3º Prémio. Assalto ao Multibanco. Agora digo eu. Um assalto muito original, sem retroescavadoras, nada disso!
4º prémio. Os jovens da Luta. Sim senhor, foi pena não terem cantado!
5º Prémio. Uma mulher do povo, que distribuía cravos à população.
6º Prémio. Uma princesinha.
7º Prémio. Dois palhaços.
8º Prémio. Um picheleiro.
9º Prémio. Delta man. O Rui Nabeiro está distraído. Com um anúncio destes a venda dos cafés delta nunca mais será a mesma!
10º Prémio. Um Travesti man.

NO que respeita aos prémios de grupo, foram premiados 5 carros alegóricos, que foram premiados em dinheiro.
A lista de vencedores foi:
1º Prémio. O ATL e os seus espantalhos.
2º Prémio. A matança do Porco.
3º Prémio. 25 de Abril sempre.
4º Prémio. As abelhinhas.
5º Prémio. Os Pintainhos. A alcateia número 5, agrupamento 375, escoteiros de Este são Mamede.

Deixo dois aspectos que no meu ponto de vista deveriam ser melhorados no próximo ano.
O primeiro é definir claramente quem vai participar em grupo e quem vai participar em nome individual.
Talvez uma senha de inscrição com um número para cada participação, até para facilitar o trabalho do júri.
Um outro aspecto que deixo prende-se com o som. Se for possível fazer um esforço para instalar um outro equipamento de som seria excelente. Uma festa destas já merece uma sonoridade bastante melhor.

A todos os que participaram os meus sinceros parabéns, e obrigado por me darem a mim, e a todas as largas centenas de pessoas que vos viram e aplaudiram, um óptimo dia de Carnaval.

Sem comentários: