domingo, 26 de setembro de 2010

pin no telemóvel. Um código desnecessário

Provavelmente nunca se questionou sobre a utilidade do código pin que tem de introduzir cada vez que liga o seu telemóvel.
Os entendidos afirmam que esse código tem o objectivo de impedir a utilização do telemóvel por terceiros. é digamos assim, um código de segurança.
Mas será que as coisas são assim como dizem?
Regra geral, quando andamos com o nosso telemóvel, ele está sempre ligado. Em caso de furto ou de perda do equipamento, o pin não serve de nada, porque qualquer pessoa pode continuar na mesma a usar o telefone.
Quem vai usar um telemóvel que não é seu, ou porque o encontrou ou porque o furtou, não vai utilizar o cartão que vinha com o aparelho. Seria facilmente detectável, e por outro lado quando alguém fica sem telemóvel, a primeira coisa que faz é contactar o operador para desactivar o cartão.
Por este motivo, eu não uso pin nos meus telemóveis, quanto muito podia usar códigos de segurança. Se o utilizador se esquece do pin, tem de ter o puk, caso contrário o cartão fica bloqueado.
Com o pin, é mais um código que é preciso decorar. Não estou a dizer que isto é científico, trata-se apenas de uma mera opinião pessoal, mas para mim, o pin não serve de muito, e não evita o furto de telemóveis, nem traz assim tanta segurança como isso, tornando-se num código desnecessário.

Sem comentários: