segunda-feira, 5 de julho de 2010

Concerto do Canário em São Pedro dos Pegoreiros Canelas Penafiel

Augusto Canário é um artista que tem cimentado a sua posição na música popular portuguesa.
O seu grande mérito têm sido precisamente os concertos. Tem cantado em centenas de aldeias, vilas e cidades, mas por paradoxal que pareça nunca tinha assistido a um espectáculo do Canário e dos seus amigos.
Então, foi a vez de Canelas Penafiel, na sua festa do São Pedro dos Pegoreiros. E eu gostei do que vi.
Canário mostrou grande profissionalismo. Com um calor tórrido, em que ninguém conseguia estar cá fora, Canário portou-se com grande dignidade, com um esforço grande, mas o espectáculo correu bastante bem.
Foi muito bom ver, que mesmo com uma temperatura a rondar os 40 graus, estavam muitas pessoas a assistir ao espectáculo, a participar na festa, por vezes a dançar, e tão difícil era fazê-lo com tanto calor.
Mesmo assim, ninguém arredou pé.
Canário apresentou músicas dos últimos três álbuns. Terminou com a já célebre desgarrada onde participaram a Nati, e o senhor Miranda, para além obviamente do Augusto Canário.
Tive pena que a desgarrada se prolongasse durante muitos minutos. E isto porque no dia anterior as pessoas já tinham levado uma overdose de desgarrada. Canário não tem culpa disso, mas creio que ele tinha bastantes cantigas do seu reportório que podia interpretar, escusando de ocupar tanto tempo com as cantigas ao desafio. Mesmo assim, gostei do espectáculo, está explicada a sua popularidade, e as imensas solicitações que ele tem tido para dar concertos. Uma interactividade muito boa com o público, gente entusiasta, um espectáculo muito bem disposto, poucas paragens no espectáculo, palavreado quanto baste, condimentos necessários para que se possa considerar um bom concerto.
Nota-se que é um grupo que gosta daquilo que faz, o que é óptimo.
Acredito ainda que o calor condicionou muito a actuação daqueles profissionais. Sei que normalmente eles imprimem outra dinâmica aos espectáculos, inclusive eu sei que eles deixam o palco e vêm cantar ao desafio juntamente com as pessoas. Foi pena que o espectáculo tenha decorrido ao Domingo à tarde, e tenha sido num dos dias mais quentes do ano.
Quem gostar de música popular, e quiser assistir a um espectáculo alegre, recomendo sem dúvida os concertos do Canário.

Sem comentários: