Eusébio da Silva Ferreira.
Trata-se do melhor jogador de sempre do Futebol Português, e um dos 10 melhores futebolistas do mundo.
Eusébio, foi um enorme Jogador, um Palmarés impressionante, um avançado genial.
Em 25 de Janeiro de 1942, em Lourenço Marques nascia aquele que viria a ser o expoente máximo do futebol português e uma das figuras mais brilhantes de toda a nossa história.
Para os mais jovens Eusébio é uma Lenda. Uma lenda viva do nosso desporto, não só pelo que jogou, mas pelo que ainda hoje representa.
Cedo, se começou a perceber que o menino que corria atrás de uma bola de trapos tinha qualidades fora do comum.
Em 1960, Eusébio dá o grande salto, altura em que se transferiu do Lourenço Marques para o Sport Lisboa e Benfica.
Já nessa altura, a sua transferência esteve envolta em grande polémica, uma vez que o Sporting Clube de Portugal, clube da qual o Sporting de Lourenço Marques (equipa onde Eusébio jogava) era filial, também pretendia o pantera negra.
No entanto, o Benfica foi mais feliz, e conseguiu contratar o menino de Oiro, iniciando assim um período dourado, quiçá o período mais brilhante da história desta instituição.
O primeiro jogo que Eusébio fez com a camisola do Benfica foi no dia 25 de Maio de 1960, num jogo contra o Atlético, onde o Benfica venceu por 4 a 2, e Eusébio marcou 3 golos.
O rei vestiu a camisola do Benfica durante 14 anos, até 1974.
Nesse período ajudou o Benfica a vencer: Uma taça dos clubes campeões europeus, 3 vezes finalista vencido, 11 campeonatos nacionais, 5 taças de Portugal e 5 taças de Honra.
Para além disso O rei foi 7 vezes o melhor marcador português, e duas vezes o melhor marcador da Europa, vencendo assim duas botas de ouro, na época de 1967-1968 com 43 golos, e na época de 1972-1973 com 40 golos.
Mas, não foi só no Sport Lisboa e Benfica que o rei deixou a sua marca.
Ao serviço da selecção nacional, o Pantera Negra realizou 64 jogos, nos quais apontou 41 golos.
Eusébio esteve ligado a um dos períodos mais brilhantes da história da nossa selecção, no célebre mundial, Inglaterra 1966, onde Eusébio foi o principal obreiro do Terceiro lugar conseguido pela nossa Selecção, classificação essa, que nos dias de hoje ainda é a melhor prestação de sempre em campeonatos do mundo.
No Mundial de 1966, Eusébio foi considerado o melhor jogador da prova, e paralelamente foi o melhor marcador apontando 9 golos.
Na memória de todos, fica a imagem de Eusébio a chorar agarrado à Bandeira Nacional, após a derrota com a Inglaterra, que nos impossibilitou de estar na final do mundial. Uma imagem que ainda hoje corre o mundo.
Ainda deste campeonato fica a memorável revira volta que Portugal conseguiu realizar num jogo frente à Coreia, onde ao intervalo Portugal estava a perder por 3 a 0, e na Segunda parte virou o resultado para 5 a 3, com 3 golos do Rei Eusébio.
O primeiro Jogo que Eusébio fez com a Camisola Nacional foi no dia 8 de Outubro de 1961, num jogo contra a selecção do Luxemburgo.
O último Jogo de Eusébio pela Selecção foi no dia 13 de Outubro de 1973, num jogo contra a Bulgária.
Clubes que Eusébio Representou:
1958 - 1960 Sporting Clube Lourenço Marques (Moçambique)
1960 - 1974 Benfica (Portugal)
1974 - 1975 Boston Minutemen (EUA)
1976 - Toronto Metros (Canada)
1976 - 1977 Beira Mar (Portugal)
1977 - 1978 Monterrey (Mexico)
Eusébio abandonou os relvados em Fevereiro de 1979.
Sem comentários:
Enviar um comentário